Seg - Sex 08:00-16:00
Tel/Whats (41) 99560 1020


SERVIÇOS PRESTADOS


Audiometria Clínica

A audiometria é um procedimento subjetivo, que depende da resposta do indivíduo que deverá indicar ao audiologista se escutou o som emitido por meio de um fone.

É um exame utilizado com a finalidade de medir os limiares de audição em diferentes frequências. O limiar de audição é definido como o menor nível de som necessário para que uma pessoa detecte a presença de um sinal sonoro.

As informações dos limiares auditivos das frequências testadas são representadas em um gráfico denominado audiograma, onde é diagnosticado o grau e o tipo de perda auditiva (Condutiva, Neurosensorial ou Mista).

A Fonolife dispõe de ampla cabine audiométrica, equipamentos de última geração (audiômetro Interacoustic, modelo AC40) e profissionais capacitados, o que facilita a conclusão do diagnóstico. Os resultados serão entregues na conclusão do exame.

Preserve sua saúde auditiva! Agende uma consulta.

Audiometria Infantil

Exame realizado com a finalidade de observar o comportamento auditivo da criança, através das reações motoras perante a um estímulo sonoro gerado por instrumentos musicais que auxiliam neste processo.

Este exame é direcionado para crianças de 0 a 3 anos e nos casos onde a criança não responda adequadamente a audiometria tonal.

IMITANCIOMETRIA

Exame utilizado para obter informações objetivas sobre a integridade funcional do ouvido médio medindo a complacência da orelha média e pesquisando os reflexos acústicos.

Este procedimento é realizado com equipamento Interacoustics, modelo AT235.

Processamento Auditivo

A desordem no processamento auditivo consiste em um impedimento da habilidade de interpretar padrões sonoros e a avaliação de alterações é realizada em etapas, através dos testes de: Atenção seletiva; Detecção do som; Sensação sonora; Discriminação; Localização; Reconhecimento; Compreensão; Memória.

Estes testes possuem como objetivo, avaliar o Processamento Auditivo de crianças e adultos desatentos; crianças que não acompanham uma conversa com muitas pessoas falando ao mesmo tempo; não compreendem facilmente piadas ou frases com duplo sentido; não atendem prontamente quando chamadas ou precisam ser chamadas várias vezes mesmo tendo os limiares auditivos dentro da normalidade; com dificuldade para falar determinados fonemas ou para discriminar sons da fala; que se atrapalham ao contar uma história ou dar um recado; não relacionam a informação auditiva com a visual; apresentam dificuldades escolares (matemática e português); apresentam dificuldades para aprender a ler e a escrever; escrevem em "espelho" ou com trocas de letras; apresentam letra "feia"; possuem dificuldades de noções de lateralidade; não compreendem corretamente o que leem; apresentam problemas de memória, geralmente memória em sequência; são muito agitadas ou muito quietas; apresentam dificuldades em se relacionar com crianças da mesma faixa etária e possuem histórico de infecções no ouvido com recorrência, que ocasionaram perda auditiva nos primeiros anos de vida.

Fonoterapia

Na Avaliação Fonoaudiológica é realizada a Entrevista Inicial, onde são levantados dados relevantes para o tratamento, entre eles, o motivo pelo qual o paciente procurou atendimento (queixa), estes aspectos auxiliam no diagnóstico da alteração apresentada pelo indivíduo.

As causas e consequências do problema serão transmitidas ao paciente e/ou seu responsável.

Após a avaliação inicia-se a Terapia Fonoaudiológica, onde as dificuldades do paciente serão trabalhadas.

As sessões de terapia ocorrem uma ou duas vezes por semana, dependendo da necessidade e disponibilidade de cada um, e a duração varia de 30 a 45 minutos.

Ao término de cada sessão, os pais e/ou responsáveis serão orientados a dar continuidade em casa no que foi trabalhado em terapia, com a finalidade de automatizar o que foi adquirido.

Na Terapia Fonoaudiológica com crianças, existe a necessidade de participação da família para que o trabalho possa ser feito de forma mais eficiente. No trabalho com adultos, a cooperação vem diretamente do indivíduo necessitando do apoio da família em alguns casos especiais.

© 2024 Fonolife Todos os Direitos Reservados
Site: Ivolution