Seg - Sex 08:00-16:00
Tel/Whats (41) 99560 1020


TRIAGEM ESCOLAR


Escola e Fonoaudiologia

A parceria entre a escola e o trabalho do fonoaudiólogo é necessária e fundamental para a construção do conhecimento, pois o déficit auditivo e os distúrbios de fala são agentes causadores das dificuldades no aprendizado da leitura e da escrita.

É na escola que geralmente os primeiros sinais de distúrbios da comunicação são percebidos, isto ocorre pela falta de experiência dos pais, que demoram a perceber que o comportamento de seu filho não está adequado para a idade, além da resistência natural que apresentam em reconhecer a necessita de um acompanhamento especializado.

Para assegurar o bom desempenho escolar, a interação social e a aquisição da aprendizagem, é necessário ter a audição normal, garantindo assim, a aquisição da linguagem oral.

A perda auditiva tem um impacto significante no desenvolvimento do indivíduo, principalmente nas crianças, uma vez que a audição normal fornece a principal fonte para aquisição da linguagem, fala e habilidades cognitivas.

As infecções de vias aéreas, como: rinite, sinusite e otite, frequentes em idade escolar, são as principais causas de perda auditiva na infância, e na maioria das vezes não ocasionam dor, por isso, não são percebidas facilmente pelos familiares.

O clima de nossa cidade oscila muito e propicia o desenvolvimento dessas patologias e o diagnóstico precoce de alteração auditiva e de linguagem oral favorece a reabilitação, evitando prejuízos no desenvolvimento global da criança.

Diante disto, surgiu a preocupação de nossa equipe em oferecer um atendimento personalizado às escolas, com intuito preventivo e facilitador, assim, iniciou-se o PROGRAMA DE TRIAGEM ESCOLAR FONOLIFE que tem o objetivo de prevenir e detectar possíveis alterações auditivas e de linguagem, identificando de forma precisa e eficiente, alunos cujas alterações, possam interferir no processo de aprendizagem.

O Programa consiste nos seguintes procedimentos

Otoscopia: Realizada para verificar se há excesso de cerúmen, presença de corpo estranho ou secreção no canal auditivo.

Timpanometria: É um exame objetivo que identifica a presença de doenças no ouvido médio.

Audiometria: Avalia a capacidade auditiva, é um teste rápido, simples e indolor. A audiometria é realizada em cabine acústica, para que ruídos externos não interfiram nos resultados obtidos.

Avaliação da Linguagem Oral: Avaliação de possíveis distúrbios articulatórios (trocas, omissões e/ou distorções de fonemas), respiração, postura lingual em repouso, durante a fala e na deglutição, disfluência, disfonia, musculatura orofacial e má oclusão dentária.

Após avaliação o laudo será enviado aos pais e se detectada qualquer alteração a equipe FONOLIFE entrará em contato com a finalidade de orientá-los sobre os encaminhamentos necessários.


Maiores informações poderão ser obtidas pelo Tel/Whatsapp (41) 99994-1139 ou e-mail clinicafono@hotmail.com


© 2024 Fonolife Todos os Direitos Reservados
Site: Ivolution